Legislação

Ambiente regulatório e legal para Factoring, Securitizadoras, Fintechs e Bancos.

Em 2016, o governo federal anunciou uma iniciativa “para promover um ambiente centralizado para o registro de duplicatas, incluindo se esse ativo foi dado em garantia de outra transação (…)”. O anúncio compôs a agenda do Banco Central, resultando no seguinte quadro jurídico.

2017

Lei 13.476 / 17:
Estende a fé pública às entidades de Registro de Ativos Financeiros. Permite que o mercado de créditos registre duplicatas.

Resolução 4.593 / 17
Inclui as duplicatas na lista de ativos financeiros. Permite que o mercado de créditos registre duplicatas.

2018

Lei 13.775 / 18:
Dispõe sobre os termos de emissão de duplicatas eletrônicas. Facilita o processo de formalização de crédito e aumenta a segurança jurídica das contas a receber.

Circular 3.912 / 18
Disciplina a constituição de ônus e gravames sobre ativos financeiros registrados em entidades registradoras.

2019

Consulta Pública 74/2019:
Proposta de resolução e de circular disciplinando o exercício da atividade de escrituração, de registro, de liquidação, de negociação da duplicata escritural.

Medida Provisória 897/2019
Institui o Fundo de Aval Fraterno, dispôe sobre o patrimônio de afetação de propriedades rurais, a Cédula Imobiliária Rural, a escrituração de títulos de crédito e a concessão de subvenção econômica para empresas cerealistas, e dá outras providências.

2020

Circular 4.016/20 Bacen:
Dispõe sobre a atividade de escrituração de duplicata escritural.

Resolução 4.815/20 Bacen:
Dispõe sobre condições e procedimentos para a realização de operações de descontos de recebíveis mercantis e de operações de crédito garantidas por esses recebíveis pelas instituições financeiras.

Lei Nº 13;.986:
Institui o Fundo Garantidor Solidário (FGS). Dispôe sobre o patrimônio rural em afetação, a Cédula Imobiliária (CIR), a escrituração de títulos de crédito, e a concessão de subvenção econômica para empresas cerealistas.

Ambiente regulatório e legal para Empresas Simples de Crédito e Fundo de Investimento em Direitos Creditórios

Clique no botão abaixo para ter acesso à INSTRUÇÃO Nº 531, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2013