A CRDC – Central de Registro de Direitos Creditórios S.A., com sede na Rua do Paraíso, nº 148 – 2º Andar, Vila Mariana, na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo – Brasil, tem como acionista controlador a Associação Comercial de São Paulo – ACSP. A constituição desta sociedade teve como objetivo criar uma operação independente que centralizasse as informações sobre recebíveis originados no mercado, ampliando o acesso ao crédito das micro e pequenas empresas.
A criação da CRDC deu-se em 15 de abril de 2014, iniciando as suas operações no dia 2 de março de 2015, com o intuito de tornar-se uma Instituição Operadora de Sistema do Mercado Financeiro (IOSMF), atendendo as exigências necessárias. Em 24 de outubro de 2019 a CRDC recebeu autorização do Banco Central do Brasil (BCB) para operar sistema de registro de ativos financeiros no âmbito do Sistema Brasileiro de Pagamentos e em 6 de julho de 2021 foi homologada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) para operar sistema de registro de operações de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros.
Organograma
Os agentes de governança da CRDC orientam sua atuação em consonância, não só, mas em especial atenção aos princípios de governança: integridade, equidade, transparência e responsabilização (accountability).
São agentes de governança da CRDC: Conselho de Administração, Comitês e Diretoria.
Conselho de Administração (CA):
é um órgão de administração estatutário e tem por objetivo determinar a linha de atuação da Diretoria e demais órgãos internos da CRDC, bem como definir seus limites de acordo com o plano estratégico e fiscalizar sua atuação.
Composição: 04 (quatro) conselheiros com diversidade de conhecimentos
Luiz Roberto Gonçalves (Presidente)
Paulo R. Pisauro
Nilton Molina
Alfredo Cotait Neto
Comitês que assessoram o Conselho de Administração:
Comitê de Auditoria (Coaud):
é um órgão estatutário que tem como objetivo assessorar o Conselho de Administração na supervisão da elaboração, qualidade e integridade das demonstrações financeiras da CRDC, da prestação dos serviços de auditoria independente, das atividades da auditoria interna e das áreas de controles internos, compliance e gestão de riscos.
Composição: 04 (quatro) membros, sendo 02 (dois) independentes
Carla Alessandra Trematore (Coordenadora)
Waldemir Bulla
Levino Fernando Vasconcelos Ribeiro
Paulo R. Pisauro
Comitê de Riscos, Compliance e Privacidade:
é um órgão não estatutário de caráter permanente e tem como objetivo assessorar o Conselho de Administração no desempenho de suas atribuições relacionadas à adoção de estratégias, políticas e medidas adotadas para a difusão da cultura de mitigação de riscos, controles internos e compliance e privacidade.
Composição: 07 (sete) membros, com coordenação por um membro externo
Maria Fernanda M. Massonetto (Coordenadora)
Guilherme A. Menezes
Ivan P. Lopes
Mayara M. R. Sampaio
Othavio Parisi
Vitor Lustri
Thomas Schleyer
Comitê de Pessoas:
é um órgão não estatutário e tem como objetivo monitorar e revisar continuamente a remuneração da CRDC, remunerações fixas e variáveis, zelando pela compatibilidade da Política de Remuneração com a gestão de riscos, bem como as demais políticas, normas e procedimentos da Companhia, levando em consideração, também, mudanças de mercado e necessidades da Companhia.
Composição: Conselho de Administração + CEO
Luiz Roberto Gonçalves
Alfredo Cotait Neto
Paulo R. Pisauro
Nilton Molina
Ivan Pompeu Lopes
Comitês que assessoram a Diretoria:
Comitê de Crise:
é um órgão não estatutário, colegiado e possui atribuições específicas de assessoramento à Diretoria da CRDC com responsabilidade final pela gestão de continuidade de negócios e as decisões de execução dos planos de continuidade vigentes.
Composição: Diretoria + Superintendência + DPO
Guilherme A. Menezes
Ivan P. Lopes
Mayara M. R. Sampaio
Othavio Parisi
Vitor Lustri
Thomas Schleyer
Comitê de Gente:
é um órgão não estatutário que assessora a Diretoria da CRDC nas discussões das estratégias de atração, remuneração, processo de sucessão de seus colaboradores.
Composição: Diretoria + Gerência do Financeiro + Coordenação do RH + Superintendência
Guilherme A. Menezes
Ivan P. Lopes
Othavio Parisi
Cinthia Dyonisio
Vitor Lustri
Luciene de Carvalho
Thomas Schleyer
Comitê de Ética:
é um órgão não estatutário que auxilia, de forma consultiva, a Diretoria quanto à disseminação e cumprimento do Código de Ética e Conduta e dos demais normativos internos relacionadas aos temas de integridade, anticorrupção e concorrencial, de modo a assegurar sua eficácia.
Composição: Diretor de Relacionamento Institucional + Superintendência + Coordenação do RH
Guilherme A. Menezes
Mayara M. R. Sampaio
Luciene de Carvalho
Diretoria:
órgão de administração estatutário, cujo objetivo é exercer a representação e as atividades cotidianas e operacionais da Companhia previstas no plano de negócios, no limite das atribuições determinadas no Estatuto Social da Companhia e dos acordos de acionistas arquivados na sede social da Companhia.
Composição: a Diretoria é composta por 05 (cinco) membros, conforme abaixo:
Ivan P. Lopes – Diretor Presidente (CEO)
Implementa as ações necessárias em consonância com a visão e a missão da Companhia; gerencia o desenvolvimento e implementação da estratégia da empresa; supervisiona a operação completa de acordo com a direção estabelecida nos planos estratégicos; avalia o sucesso da organização no alcance de seus objetivos; garante a manutenção do Programa de Compliance e Gestão de Risco da Companhia; aprova investimentos; e responsável pelo departamento Jurídico. O DPO (Data Protection Office) se reporta diretamente ao CEO.
Thomas Schleyer – Diretoria Administrativa e Financeira
Realiza a gestão financeira; supervisiona investimentos e administra o fluxo de caixa; acompanha a carteira de investimentos; supervisiona e lidera o processo de criação do orçamento e planejamento anual em conjunto com alta administração; assegura o cumprimento de leis e o pagamento de tributo; realiza a gestão das práticas contábeis necessárias para melhorar a eficiência do departamento financeiro e os controles financeiros; avalia e mantém uma cobertura de seguro adequada para atender às mudanças nas necessidades da organização; gerencia os processos de recrutamento; gerencia o fluxo de documentos para contratações, rescisões, demissões, mudanças salariais; e pagamentos especiais.
Othavio Parisi – Diretoria Comercial e Marketing
Responsável pelo cumprimento da política comercial; estabelece e monitora os KPIs comerciais; gerencia a equipe comercial, a imagem da CRDC perante clientes e o mercado e o posicionamento dos produtos, e promove eventos e analise a participação da CRDC em eventos relevantes.
Vitor Lustri – Diretoria de Produtos, Tecnologia e Segurança da Informação e Cibernética
Garante que os produtos e as tecnologias aplicadas aos produtos estão adequados as demandas dos clientes da CRDC e de seus mercados; define a visão dos produtos e alinha os stakeholders em torno desta visão; direciona as equipes de produtos e tecnologia, mantendo o alinhamento às estratégias de médio e longo prazo da CRDC; cria e mantém a aderência do plano diretor de tecnologia as necessidades estratégicas da CRDC; garante a segurança das informações e transações realizadas através das plataformas e produtos da CRDC, e é responsável pelo relacionamento com os Participantes/Clientes
Guilherme A. Menezes – Diretoria de Relacionamento Institucional
Responsável pelas atividades de Relações Institucionais em conjunto com o CEO, atuando na interlocução com entidades de classe, Governo e Reguladores.