Governança CRDC

A CRDC – Central de Registro de Direitos Creditórios S.A., com sede na Rua Boa Vista, 51 – 4º Andar, na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo – Brasil, tem como acionista controlador a Associação Comercial de São Paulo – SP. A constituição desta sociedade teve como objetivo criar uma operação independente que centralizasse as informações sobre recebíveis originados no mercado, de modo a ampliar o acesso ao crédito.

A criação da CRDC deu-se em 14 de março de 2014, iniciando as suas operações no dia 2 de março de 2015. Com o intuito de tornar-se uma infraestrutura do Mercado Financeiro, atendendo as exigências necessárias, a partir de 24 de outubro de 2019, a sociedade recebeu autorização do Banco Central do Brasil – BCB para operar sistema de registro de ativos financeiros no âmbito do Sistema Brasileiro de Pagamentos. Em 6 de julho de 2021 a CRDC foi homologada pela Superintendência de Seguros Privados – SUSEP para operar sistema de registro de operações de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros.

Transparência, Equidade e Prestação de Contas

* Comitês

  • Auditoria
  • Riscos, Cmpliance e Privacidade
  • Gente
  • Crise

Organograma

A CRDC conta com uma estrutura de governança robusta, com um quadro de colaboradores em constante crescimento.

C.A. - Conselho de Administração: composto por até cinco membros.

Luiz Roberto Gonçalves (Presidente)

Presidente do Conselho de Administração da ACCREDITO – Sociedade de Crédito Direto, Vice – Presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Luiz Roberto Gonçalves é Engenheiro Civil e pós-graduado em Hidráulica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Além de membro do Conselho Curador da Fundação Casper Líbero, integra ainda a Câmara de Café da B3.

Antônio Carlos Pela

Formado em Contabilidade pela Escola Técnica Ipiranga, em Economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com cursos de atualização financeira e administração na FGV. Ao longo de sua carreira, Antonio foi Sócio Proprietário de diversas empresas, nas áreas de metalurgia e de construção civil. Foi Diretor Tesoureiro da Fundação de Rotarianos de São Paulo. É Membro do Conselho Diretor do ESPRO – Ensino Social Profissionalizante, Membro do Conselho Fiscal da Boa Vista Serviços S.A, e Membro do Conselho Fiscal da ACCREDITO – Sociedade de Crédito Direto S.A.

Marcel Domingos Solimeo

Bacharel em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da USP e pós-graduado em Economia Pública pela FEA/USP.  Marcel é economista e consultor, durante a sua vasta experiência atuou como Diretor do Núcleo de Assistência Gerencial da ACSP – Associação Comercial de São Paulo às PMEs, e coordenou o CONPEC- Curso de Formação para Consultores de Pequenas e Médias Empresas, para o SEBRAE, bem como o CADIPEME – Curso de Administração para Dirigentes de Pequenas e Médias Empresas, promovidos pela ACSP em conjunto com a Fundação Instituto de Administração da FEA-USP.  Além da experiência como Diretor e Coordenador, Marcel ocupou o cargo de Assessor Econômico da Confederação Nacional de Diretores Lojistas. Atualmente ocupa os cargos de Diretor do Instituto de Economia “Gastão Vidigal”, e assessor político e econômico da Presidência.

Nilton Molina

Nilton Molina, Administrador de Empresas, atua na área de seguros e previdência há 55 anos.
Foi membro do Conselho Nacional de Seguros Privados, do Conselho Nacional de Seguridade Social e do Conselho Nacional de Previdência Complementar.
Um dos fundadores da Bradesco Vida e Previdência e da Icatu Seguros.
Diretor da CNSeg – Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização.
Membro dos Conselhos Superior e Deliberativo da Associação Comercial de São Paulo.
Presidente dos Conselhos de Administração da MAG Seguros, do Fundo de Pensão Multipatrocinado da Mongeral Aegon e do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon.

COAUD - Comitê de Auditoria (órgão estatutário): composto por quatro membros, sendo dois independentes

Carla Alessandra Trematore (Coordenadora)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas e em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Atuou em auditoria independente na Arthur Andersen, Deloitte e EY entre 1996 e 2010, foi sócia diretora da Hirashima & Associados, onde liderou serviços de consultoria contábil e financeira, e consultora da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras – FIPECAFI. De julho de 2014 a agosto de 2017, ocupou a posição de controller em empresas de geração de energia elétrica. Presidiu o Comitê de Auditoria da Caixa Econômica Federal e, atualmente, é membro do conselho de administração do BRB – Banco de Brasília, e de conselhos fiscais e comitês de auditoria de companhias abertas e fechadas.

Waldemir Bulla

Waldemir é Bacharel em Economia pela Faculdade de Economia São Luiz e possui MBA em Controladoria pela FIPECAFI, atuando como Conselheiro Certificado e Membro da Comissão de Gerenciamento de Riscos do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), bem como do Comitê de Auditoria  da AAMO Varejo S.A. Durante 28 anos, ocupou posição de liderança (Sócio e Diretor) em organizações  internacionais  de Auditoria e Consultoria (Arthur Andersen, E&Y, Protiviti e Deloitte) liderando a prática de Auditoria Interna; atuou como Diretor Executivo de Auditoria do Grupo EDP (Energias do Brasil) e Membro da Equipe Executiva de apoio ao Conselho na implantação do projeto do “Novo Modelo de Gestão” envolvendo a  estrutura de governança, competências, sinergias e preparação para o IPO; Sócio Fundador da GRC Consulting do Brasil , consultoria  especializada em apoiar  empresas na estruturação e implantação de boas práticas de Governança Corporativa, Auditoria Interna, Compliance e Gerenciamento de Riscos; Contribuiu para atualização do “Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa” e do Guia de Orientação do Conselho Fiscal  do IBGC; e  em parceria  com  o IIA-Brasil  desenvolveu a  primeira  Pesquisa  sobre  “Tendências da   Auditoria Interna no Brasil”.

Marcel Domingos Solimeo

Bacharel em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da USP e pós-graduado em Economia Pública pela FEA/USP. Marcel é economista e consultor, durante a sua vasta experiência atuou como Diretor do Núcleo de Assistência Gerencial da ACSP – Associação Comercial de São Paulo às PMEs, e coordenou o CONPEC- Curso de Formação para Consultores de Pequenas e Médias Empresas, para o SEBRAE, bem como o CADIPEME – Curso de Administração para Dirigentes de Pequenas e Médias Empresas, promovidos pela ACSP em conjunto com a Fundação Instituto de Administração da FEA-USP. Além da experiência como Diretor e Coordenador, Marcel ocupou o cargo de Assessor Econômico da Confederação Nacional de Diretores Lojistas. Atualmente ocupa os cargos de Diretor do Instituto de Economia “Gastão Vidigal”, e assessor político e econômico da Presidência.

Comitê de Riscos Compliance e Privacidade: composto por sete membros com coordenação por um membro externo

Carlos Maskobi (Coordenador)

Guilherme Américo Menezes

Ivan Pompeu Lopes

Bacharel em Administração de Empresas pela PUC SP, com pós-graduação em Marketing pela ESPM, pós-graduação em Advertising pela New York University e MBA Executivo Internacional pela FIA, Ivan é um empreendedor com 20 anos de experiência profissional nas áreas de marketing e produtos nos segmentos de serviços e entretenimento.

Com vasta experiência profissional, Ivan atuou também na Associação Comercial de São Paulo, Citibank, Hopi Hari e Editora Abril.

Mayara M. R. Sampaio

Othavio Parisi

Formado em Administração de Empresas pela Ítalo Brasileira e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, possui carreira consolidada e durante a sua trajetória profissional ocupou diversos cargos de liderança.
Othavio atuou como Superintendente de Expansão / Comercial e Relações institucionais e governamentais (relgov) na Autopass S/A (2018-2021); Superintendente Comercial da Associação Comercial de São Paulo – ACSP (2011-2017); Gerente Regional da Boa Vista Serviços – SCPC (2008-2011); Gerente Comercial Sênior (2003-2008) na empresa BRADESCO FINANCIAMENTO e de 1989 a 2003 foi Gerente Geral da Agência do BANCO ITAÚ S/A.

Paulo R. Pisauro

Paulo é formado em Ciências Contábeis pela FMU, com pós-graduação em Controladoria, Auditoria e Contabilidade pela FGV e especialização em Direito Tributário no Centro de Estudos e Extensão Universitária, além de ser Conselheiro com qualificação técnica obtida no IBCG (Conselheiro de Administração -IBGC, Avançado para Conselheiro de Administração – IBGC, Comitê de Auditoria I – IBGC, Comitê de Auditoria II – IBGC, Compliance – IBGC).
Em sua experiência profissional destaca-se sua carreira no Grupo Votorantim, onde exerceu diversos cargos, dentre eles o de Diretor Financeiro e Administrativo da CBA -Companhia Brasileira de Alumínio, Diretor da Rio Verdinho Energia S/A, Diretor da Companhia Luz e Força Santa Cruz, Diretor Presidente da Indústria e Comércio Metalúrgica Atlas, Diretor Superintendente do Fundo de Pensão do Grupo Votorantim-FUNSEJEM, Diretor Presidente da Fundação Aracruz de Seguridade-ARUS.
Paulo também ocupou cargos de Diretoria em outras instituições, como: Diretor do Hospital Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência, Diretor Vice-Presidente Associação Comercial de São Paulo – ACSP e Diretor Financeiro da Tempo Telecom.
Além da experiência como executivo, Paulo também ocupou posições em órgãos estatutários, ou não, em diversas organizações: Membro do Comitê Financeiro da Associação Comercial de São Paulo (Atual), Membro Coordenador do Comitê de Auditoria da Boa Vista Serviços – BVS (atual), Membro do Conselho Fiscal da SCD- ACCrédito (atual), Membro do Comitê de Auditoria da Mongeral Aegon Seguros(atual), Membro do Conselho Fiscal do Hospital Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência, Diretor Presidente Conselho Fiscal da Associação Brasileira do Alumínio – ABAL, Membro do Conselho da Administração da Petrocoque e Membro do Comitê Financeiro da Alunorte e Mineração Rio do Norte.

Tiago Leocadio

Tiago formou-se em Tecnologia – Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FIA, pós-graduado em Finanças Corporativas pela FASB – Faculdade São Bernardo do Campo, MBA Executivo em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela FGV – Fundação Getúlio Vargas e MBA Executivo em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 pela PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Atuando há mais de 20 anos na área de tecnologia com sólidos conhecimentos em (Infraestrutura, e-Commerce, Digital, Big Data-BI), Sistemas, Segurança da Informação (PCI, SOC e LGPD) e Telecom, no decurso de sua trajetória profissional ocupou cargos como: Empresário, Arquiteto de soluções de TI, Gerente de Desenvolvimento de TI e Docente em instituições como FGV, FAINAM e SENAC.

Warlei dos Santos

Comitê de Crise

Guilherme Américo Menezes

Ivan Pompeu Lopes

Bacharel em Administração de Empresas pela PUC SP, com pós-graduação em Marketing pela ESPM, pós-graduação em Advertising pela New York University e MBA Executivo Internacional pela FIA, Ivan é um empreendedor com 20 anos de experiência profissional nas áreas de marketing e produtos nos segmentos de serviços e entretenimento.

Com vasta experiência profissional, Ivan atuou também na Associação Comercial de São Paulo, Citibank, Hopi Hari e Editora Abril.

Mayara M. R. Sampaio

Othavio Parisi

Formado em Administração de Empresas pela Ítalo Brasileira e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, possui carreira consolidada e durante a sua trajetória profissional ocupou diversos cargos de liderança.
Othavio atuou como Superintendente de Expansão / Comercial e Relações institucionais e governamentais (relgov) na Autopass S/A (2018-2021); Superintendente Comercial da Associação Comercial de São Paulo – ACSP (2011-2017); Gerente Regional da Boa Vista Serviços – SCPC (2008-2011); Gerente Comercial Sênior (2003-2008) na empresa BRADESCO FINANCIAMENTO e de 1989 a 2003 foi Gerente Geral da Agência do BANCO ITAÚ S/A.

Paulo R. Pisauro

Paulo é formado em Ciências Contábeis pela FMU, com pós-graduação em Controladoria, Auditoria e Contabilidade pela FGV e especialização em Direito Tributário no Centro de Estudos e Extensão Universitária, além de ser Conselheiro com qualificação técnica obtida no IBCG (Conselheiro de Administração -IBGC, Avançado para Conselheiro de Administração – IBGC, Comitê de Auditoria I – IBGC, Comitê de Auditoria II – IBGC, Compliance – IBGC).
Em sua experiência profissional destaca-se sua carreira no Grupo Votorantim, onde exerceu diversos cargos, dentre eles o de Diretor Financeiro e Administrativo da CBA -Companhia Brasileira de Alumínio, Diretor da Rio Verdinho Energia S/A, Diretor da Companhia Luz e Força Santa Cruz, Diretor Presidente da Indústria e Comércio Metalúrgica Atlas, Diretor Superintendente do Fundo de Pensão do Grupo Votorantim-FUNSEJEM, Diretor Presidente da Fundação Aracruz de Seguridade-ARUS.
Paulo também ocupou cargos de Diretoria em outras instituições, como: Diretor do Hospital Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência, Diretor Vice-Presidente Associação Comercial de São Paulo – ACSP e Diretor Financeiro da Tempo Telecom.
Além da experiência como executivo, Paulo também ocupou posições em órgãos estatutários, ou não, em diversas organizações: Membro do Comitê Financeiro da Associação Comercial de São Paulo (Atual), Membro Coordenador do Comitê de Auditoria da Boa Vista Serviços – BVS (atual), Membro do Conselho Fiscal da SCD- ACCrédito (atual), Membro do Comitê de Auditoria da Mongeral Aegon Seguros(atual), Membro do Conselho Fiscal do Hospital Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência, Diretor Presidente Conselho Fiscal da Associação Brasileira do Alumínio – ABAL, Membro do Conselho da Administração da Petrocoque e Membro do Comitê Financeiro da Alunorte e Mineração Rio do Norte.

Tiago Leocadio

Tiago formou-se em Tecnologia – Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FIA, pós-graduado em Finanças Corporativas pela FASB – Faculdade São Bernardo do Campo, MBA Executivo em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela FGV – Fundação Getúlio Vargas e MBA Executivo em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 pela PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Atuando há mais de 20 anos na área de tecnologia com sólidos conhecimentos em (Infraestrutura, e-Commerce, Digital, Big Data-BI), Sistemas, Segurança da Informação (PCI, SOC e LGPD) e Telecom, no decurso de sua trajetória profissional ocupou cargos como: Empresário, Arquiteto de soluções de TI, Gerente de Desenvolvimento de TI e Docente em instituições como FGV, FAINAM e SENAC.

Warlei dos Santos

Comitê de Gente

Guilherme Américo Menezes

Othavio Parisi

Formado em Administração de Empresas pela Ítalo Brasileira e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, possui carreira consolidada e durante a sua trajetória profissional ocupou diversos cargos de liderança.
Othavio atuou como Superintendente de Expansão / Comercial e Relações institucionais e governamentais (relgov) na Autopass S/A (2018-2021); Superintendente Comercial da Associação Comercial de São Paulo – ACSP (2011-2017); Gerente Regional da Boa Vista Serviços – SCPC (2008-2011); Gerente Comercial Sênior (2003-2008) na empresa BRADESCO FINANCIAMENTO e de 1989 a 2003 foi Gerente Geral da Agência do BANCO ITAÚ S/A.

Tuane Gois

Tiago Leocadio

Tiago formou-se em Tecnologia – Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FIA, pós-graduado em Finanças Corporativas pela FASB – Faculdade São Bernardo do Campo, MBA Executivo em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela FGV – Fundação Getúlio Vargas e MBA Executivo em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 pela PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Atuando há mais de 20 anos na área de tecnologia com sólidos conhecimentos em (Infraestrutura, e-Commerce, Digital, Big Data-BI), Sistemas, Segurança da Informação (PCI, SOC e LGPD) e Telecom, no decurso de sua trajetória profissional ocupou cargos como: Empresário, Arquiteto de soluções de TI, Gerente de Desenvolvimento de TI e Docente em instituições como FGV, FAINAM e SENAC.

Warlei dos Santos

Luciene de Carvalho