Blockchain nas Registradoras, pioneirismo de sucesso

por | jan 24, 2022 | Noticias | 0 Comentários

Tiago Leocadio, CTO da CRDC, escreveu um importante e esclarecedor artigo para o site TI Inside sobre o uso da tecnologia baseada em blockchain para o registro de duplicatas. 

Com a autorização dada pelo Banco Central para as registradoras como CRDC, B3, CERC e CIP atuarem, foi preciso que fosse criado uma “solução que permitisse a troca de informação entre as registradoras de forma segura, ao mesmo tempo, que preservasse dados confidenciais de cada empresa”.

Além de impedir que uma mesma duplicata (ou outro ativo) fosse registrado em duplicidade, a tecnologia permitiu que características como imutabilidade e comunicação simples e ágil entre as registradoras preservasse ainda a privacidade de dados de cada uma.

 

Por que foi escolhida a blockchain?

Tiago explica que a rede, que é construída em blocos, permite a confidencialidade e autenticidade de cada nó que está sendo transacionado. Imagine que cada nó contém informações de um ativo, e eles são impossíveis de ser corrompidos ou alterados, por funcionarem sempre em sentido futuro, guardando informações criptografadas de outras operações. Ou seja, para que uma informação seja alterada, todo o bloco deve ser alterado, e isto garante a segurança total do sistema.

 

Parceria com R3 e BBChain

O desenvolvimento da plataforma, baseada em tecnologia blockchain para registro de duplicatas, que está revolucionando o mercado de operação de crédito no Brasil, só foi possível com a união e esforço de empresas como R3 e BBChain.

O desafio junto as as parcerias de tecnologia,  trouxe soluções para agentes financeiros operarem em um ambiente no qual é possível trocar informações com criptografia, controle de acesso e privacidade dos dados.

Nas palavras do CTO: 

“Após um ano de funcionamento, sem falhas técnicas, problemas na rede ou conflitos de informações, essa foi, sem dúvida, a opção certa, que criou um projeto de interoperabilidade entre registradoras – via blockchain – pioneiro no mundo e elevou o mercado brasileiro à vanguarda global, com pleno sucesso.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.