A revolução no mercado de crédito brasileiro

por | dez 10, 2021 | News, Noticias | 0 Comentários

Em artigo para o Jornal Valor Econômico, intitulado “A revolução no mercado de crédito brasileiro”, o CEO da CRDC, Ivan Lopes, faz um importante delineamento sobre o cenário atual do movimento do mercado de crédito no país.

Por anos, o grande volume de crédito a empresas brasileiras ficou concentrado através do BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico, que de certa forma, privilegiava as grandes empresas. tidas como “campeãs nacionais”, o que acabou atrasando o desenvolvimento de mercado de capitais.

Com o Banco Central agindo, a partir de 2019, para facilitar e impulsionar o crédito para pequenas e médias empresas, responsáveis hoje por 30% do PIB brasileiro, medidas importantes foram adotadas, como a regulamentação do mercado de “duplicatas escriturais” que agora podem ser negociadas em operações de crédito.

Com novas entidades autorizadas a registrar essas duplicatas, oferecendo menor risco e evitando fraudes, o mercado de FIDCs começa a atrair mais investidores, democratizando e barateando o acesso ao crédito e ampliando a concorrência.
O setor do agronegócio também se beneficia das novas medidas, que agora conta com a Cédula de Produto Rural (CPR), um título representativo de promessa de entregas de produtos rurais que amplia possibilidades de capital de giro, custeio e comercialização para cooperativas, distribuidores de insumos e produtores rurais.

Ivan também cita outras medidas animadoras, como autorização de uso de imóveis como garantia em mais de um empréstimo e a nova regra de recebíveis para cartões de crédito. Nas suas palavras: “Com uma regulamentação que visa incentivar diferentes formas de crédito, registradoras fortes dando segurança às operações e um mercado de capitais amadurecendo e se fortalecendo, o Brasil deve viver um novo ciclo de fomento ao crédito, que beneficia a todos e principalmente dá um suporte a um crescimento sustentável brasileiro, que reconhece o devido valor às pequenas e médias empresas no país.”

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